sexta-feira, 31 de março de 2017

TEXTO P2 DE ARTE- ROMANTISMO - 2º ANO

NEOCLASSICISMO E ROMANTISMO.

Cenário Histórico- O neoclassicismo surge nas primeiras décadas do século XVIII. Na Europa prevalecia o poder de riqueza nas mãos das elites aristocráticas (tinham posses de terras). O segmento mais pobre, que era a maioria da população trabalhava no campo.
Final do século XVIII- surge uma nova fonte de riqueza= Manufatura industrial (estabeleceu na Inglaterra transformações econômicas e tecnológicas).

Revolução industrial
Revolução francesa- fim do absolutismo (1789)- movimento importante para o avanço das reformas liberais, moldadas na ideologia iluminista.
Revolução americana
(1776) Independência dos estados Unidos
!804- novo cenário Napoleão se tornou imperador da França, iniciou-se campanhas de conquistas aos territórios.

BUSCANDO A BELEZA NO PASSADO.
2 estilos marcaram as transformações no final do século XVIII- Neoclassicismo e Romantismo.
O neoclassicismo- consistia em retomar temas, buscando inspiração nas culturas clássicas (grega e romana).  Os primeiros indícios do neoclassicismo se dão por volta de 1750, mais somente em 1770 que esse movimento se impõe como arte. Em 1830-alcança seu ápice e estende para o resto dos países europeus. E como esse movimento estava cheios de ideais iluministas teve como objetivo uma arte subjetiva (com crença na razão humana), liberalista(economia, propriedade privada e desenvolvimento econômico, consolidando o capitalismo) e ateísmo (Crença na razão na potencialidade humana e não na divina, percebe-se o desenvolvimento das ciências).
E mesmo o diante de inúmeras mudanças no panorama social, os homens ainda não haviam ainda assimilado um novo estilo artístico que representasse esses novos valores sociais, ou seja, um novo estilo que representasse uma nova sociedade emergente. Assim recorreram ao que tinham em mãos: A equilibrada e democrática antiguidade clássica (isso graças a arqueologia que fez com que Pompeia fosse descoberta em 1748 e a partir daí os pintores passaram a ter referencias de um modelo a ser seguido) surge então o neoclassicismo.
Etimologicamente o Neoclassicismo- Neo- Novo, classicismo- Classe.
Em 1804 quando Napoleão Bonaparte acende ao trono de imperador- Houve um grande apoio por parte do imperador, as artes, a partir de patrocínio dos artistas (intercambio cultural) mandando-os para aprender as técnicas de pinturas e esculturas na Grécia e Roma e assim aplica-las na nova sociedade difundindo um movimento artístico equilibrado e democrático, assim como acontecia na Grécia e posteriormente em Roma. Para Napoleão essa era uma das  estratégias para desenvolver desenvolver o pais, isso porque a sua confiança nos ganhos ao apoiar a nova burguesia fez com que ele tivesse apoio para continuar as suas conquistas pela Europa.
Dessa forma esses novos conhecimentos aprendidos e trazidos pelos artistas durante o intercambio cultural (Grécia e Roma) , tornou-se técnico e usado nas academias de belas artes para os estudantes de artes plásticas- dessa forma que o movimento Neoclassicista também passou a ser conhecido como academicista (porque era aprendido de forma rigorosa nas academias e aplicado na sociedade como um estilo sofisticado).
O neoclassicismo- também se considerou uma forma encontrada pela nova geração de artistas para se opor aos exageros da estética barroca e do rococó.
2 aspectos relevantes dos artistas que reagiram ao neoclassicismo- valorização da cor e contrastes de claro-escuro, os temas eram baseados no fatos de sua época, mitológicos e até mesmo da natureza. Surge a partir daí castelos neo-goticos, materiais nobres como: pedra, mármore, granito. Ou seja, o neoclassicismo, denominou um movimento que traria em seu bojo ideais do movimento filosófico iluminista e da revolução francesa com os conflitos humanos que varreria para sempre a tradição cultural barroca e rococó da sociedade.

ROMANTISMO
Falar de romantismo hoje em dia significa a ideia de amor, de relações amorosas, principalmente entre duas pessoas que demonstram esse sentimento.
Grande parte da musica popular brasileira que as pessoas escutam cotidianamente é chamada de romântica, porque fala de amor e esta sempre desvinculada da razão.
Embora o tema romantismo seja algo corriqueiro, ele só foi discutido no final do século XVIII e assume seu auge na metade do século XIX, como forma de manifestação cultural em todas as linguagens artísticas como: literatura, teatro aberto ao publico de todas as classes, pintura, escultura, musica, novela, cinema que difundiu a ideia do movimento com maior rapidez pelo mundo e entre outros movimentos. Embora suas raízes sejam de origem Alemã a partir do movimento literário “Sturn und Drang”, que pode ser traduzido como tempestade e ímpeto, esse estilo espalhou por toda a Europa, a partir das conquistas Napoleônicas, valorizando a subjetividade, emoção, intuição, imaginação sobre a razão, solidão, reflexão existencialista, individualismo, medo, tristeza, alegria, liberdade de expressão não seguindo convenções imposta pela tradição acadêmica como no movimento neoclássico, emoções mais profundas e agressivas, valorizando o horror ou mesmo medo do desconhecido, enraizando o mito do artista perturbado pelos seus sentimentos isolado do mundo em contato com a natureza, valorização do nacionalismo onde a figura do herói estava disposto a dar a vida por uma causa, por um amor ou ideologia (por isso Napoleão se relaciona bem com esse movimento), a idealização da figura feminina como símbolo de pureza e virtude (como visto na obra de Delacroix- A liberdade guiando o povo) ou seja uma visão particular do mundo pela ótica do artista.
O século XIX, continuou a ser um período agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais, fruto das revoluções francesa e industrial. Para os artistas no século XIX, ao se libertarem das convenções acadêmicas (artes aprendidas nas academias de belas artes) acabaram por involuntariamente se aproximar das formas barrocas.

 Em que sentido isso acontece?
 Na dramaticidade ao observador. O barroco trazia toda uma narrativa bíblica dramática para convencer o observador. O romantismo apostou muito nessa dramaticidade que os ideais iluministas trouxeram consigo no século XVIII, para escolher os temas que despertasse o interesse do publico. Assim, não seria exaltada somente a liberdade, mais também o amor e a emoção viriam a expressar a personalidade daquilo que há em cada um de nós.
Artistas como Francisco de Goya, Eugene Delacroix, Willian Turner, e John Constable, acabaram sendo influenciados pelo movimento e expressaram livremente seus sentimentos e imaginação em suas composições artísticas.
Francisco de Goya y Lucientes (1746-1828)      vivenciou as contradições de sua época, embora fosse fiel as tradições barrocas, tinha uma forte atração pelas ideias iluministas e a expressão do espírito romântico. Naquela época a Espanha havia perdido para a Inglaterra a posição de maior potencia marítima do mundo, isso gerou um desequilíbrio e empobrecimento social na época. As obras de Goya vão sintetizar as coisas, suas gravuras foram eloquentes críticos, pois revelavam os vícios da sociedade de seu tempo. Nas características românticas os temas eram cada vez mais dramáticos como, por exemplo: A obra “o fuzilamento de 3 de maio de 1808” (A obra retrata a execução de um grupo de espanhóis por soldados franceses, numa colina próxima de Madri. Os soldados de costas formam uma parede sem rosto, desumana. A figura principal, de braços para o alto, esperando as balas, evoca a figura de cristo crucificado. A luz, a composição e os personagens fazem parte desse arranjo que visa denunciar a opressão e a violência) ou mesmo a obra “o sono da razão produz monstros” ( nessa obra Goya faz uma critica social, embora a primeira impressão que ela passa seja representação apenas de um pesadelo fantástico, porém, o titulo conduz a um significado mais profundo: quando a razão adormece, quem governa são os monstros como a insensatez, o terror e o despotismo).
Em 1808- Napoleão invade a Espanha    os espanhóis acreditavam que os conquistadores trariam as reformas liberais e os avanços da revolução francesa tão desejada por eles. Porém, violência e selvageria mostraram o contrário, pois os conflitos a partir do ponto de vista das vitimas, as batalhas deixaram de ser representados como atos de heroísmo. Assim, o romantismo não se limitava apensa a apresentar o estado da alma, mais o mundo para além da sociedade em que viviam.
Eugene Delacroix, John Constable, Willian Turner    Pesquisa no caderno- fazer leitura antes da prova o significado das obras. Artistas como: Delacroix e Constable, já davam indícios em suas obras do próximo movimento que combateria o romantismo: O REALISMO.

  

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